FAB 001 "SANTOS DUMONT" AIRBUS 319 ACJ

sábado, 10 de abril de 2010

AVIÃO PRESIDENCIA POLONÊS CAI NA RÚSSIA !

Acidente de avião mata presidente polonês na Rússia

10/04 às 08h04 O GloboAgências internacionais

bombeiros tentam conter incêndio provocado pela queda do avião que levava a delegação polonesa de vasrsóvia a smolensk - reuters tv

SMOLENSK, Rússia - O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e outras 95 pessoas, incluindo a primeira-dama, Maria, e altos oficiais de seu gabinete, morreram neste sábado quando o avião em que estavam caiu ao tentar pousar em um aeroporto na cidade russa de Smolensk. Segundo o Ministério de Emergências russo, havia 89 passageiros a bordo do Tupolev Tu-154 e não há sobreviventes. A delegação oficial polonesa viajava para uma celebração em memória dos 70 anos do massacre de Katyn, quando cerca de 22 mil pessoas foram mortas pelo regime soviético de Josef Stalin.

(veja imagens do acidente e das homenagens às vítimas da tragédia)

O Comitê de Investigação Russo havia informado anteriormente que 132 pessoas estariam na aeronave. O avião havia saído da cidade polonesa de Varsóvia com destino a Smolensk. O acidente teria acontecido no momento em que a aeronave tentava pousar sob uma densa névoa, aproximadamente às 11h de Moscou (4h em Brasília). O Ministério de Emergências russo informou que das 96 pessoas a bordo do avião, 88 eram membros da delegação oficial.

- É o mais trágico acontecimento na História da Polônia desde a guerra - disse o primeiro-ministro, Donald Tusk, antes de viajar para Smolenk, anunciando que seria feitos dois minutos de silêncio em homenagem às vítimas.

Além do presidente, estavam a bordo o presidente do Banco Central, Slawomir Skrzypek, e militares de alta patente, entre eles o chefe das Forças Armadas, Franciszek Gagor, e o vice-ministro de Relações Exteriores, Andrzej Kremer. Ex-prefeito de Varsóvia, Lech Kaczynski, que tinha 60 anos, foi eleito presidente da Polônia em 2005.

(veja vídeo da bbc com imagens do avião após a queda na rússia)

em varsóvia, flores e velas são colocadas em homenagem ao presidente polonês e sua esposa, mortos em acidente de avião neste sábado. foto: reuters/kacper pempel

Segundo Andrei Yevseyenkov, porta-voz do governo de Smolensk, um erro do piloto pode ter causado o acidente. O avião teria atingido copas de árvores na descida para o pouso. Após a tragédia, missas foram realizadas em várias partes da Polônia. Em Varsóvia, muitas pessoas se reuniam em frente ao palácio presidencial para deixar flores e velas.

O porta-voz do governo, Pawel Gras, disse que a eleição presidencial polonesa será antecipada. De acordo com a constituição do país, as eleições precisam ser anunciadas em duas semanas e realizadas até dois meses após a convocação. Quem assume interinamente a presidência é o líder da Câmara, Bronislaw Komorowski.

Conservador e nacionalista, Kaczynski era irmão gêmeo do líder da oposição e ex-primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski. Sua mulher era economista. Eles deixam uma filha, Marta, e duas netas.