FAB 001 "SANTOS DUMONT" AIRBUS 319 ACJ

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Conheça detalhes dos aviões que fazem a busca do Airbus da Air France

P-3 Orion

A FAB explica que os P-3 são utilizados principalmente em missões de patrulha marítima, para a proteção da Zona Econômica Exculsiva (ZEE) brasileira, controle de fronteiras contra o tráfico de armas e drogas na região amazônica e em missões de busca e resgate numa área de mais de 6 milhões de Km² (praticamente todo o Atlântico Sul) de responsabilidade do Governo do Brasil, conforme a OACI.
P-3 Orion




P-95 (Bandeirulha)

Trata-se de uma versão do Bandeirante para patrulhamento marítimo. Tem motores PT-6A-34 e tanques de ponta de asa que lhe aumentam a autonomia para sete horas e vinte minutos.
Equipado com aparelho de radar colocado no nariz, e pontos "duros" sob as asas para lançamento de foguetes, conta também com faróis de longo alcance destinados à busca noturna. Os Bandeirulhas patrulham a costa, executam a identificação e o controle do tráfego mercante e se adestram em operações de busca e salvamento.


P-95 (Bandeirulha)




C-95 Bandeirante

A FAB classifica o C-95 como um “best-seller” da categoria. Ele efetua missões de transporte de cargas leves e de passageiros, além de lançar pára-quedistas em missões de infiltração ou de salto livre. Sua versatilidade permite também a participação tanto em operações de busca e salvamento, quanto para aferir equipamentos dos aeroportos.
O Bandeirante partiu de um projeto do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) na década de 60.


C-95 - Embraer EMB-110 Bandeirante


Aeronave Amazonas C-105

O C-105 é um avião militar de transporte tático e versátil, com o custo operacional mais baixo sua categoria. O C-105 é capaz de realizar uma escala larga das missões com eficácia máxima: transporte tático e logistico, lançamento de para-quedistas, cargas ou evacuação médica.
De acordo com a FAB, os aviões C-105 são bons para transporte médio e o apoio às atividades ligadas ao Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e ao Projeto Calha Norte, de caráter fundamentalmente social. Ele ajuda no apoio às populações em zonas remotas do Amazonas com difícil acesso a outros meios de transporte.
Foi projetado operar-se das pistas de decolagem curtas nos mais diversos ambientes; seu forte clara permite o uso de campos macio-aplainados. A carga volumosa pode fàcilmente ser carregada ou descarregado através da porta traseira da rampa, que pode ser aberta no vôo para operações do "airdrop".


(FAB2807) CASA C-105A Amazonas (C-295)


C-130 Hércules

A FAB explica que o Lockheed C-130 Hércules é o mais versátil avião de carga em sua classe. Encomendado em 1951 pela Força Aérea dos Estados Unidos, é utilizado em todo o mundo. Teria se tornado uma das lendas da Aviação atual.
Empregado no Vietnã como Transporte Aéreo – e principalmente como canhoneira aérea, utilizando quatro miniguns de 7.62 mm, para saturação de área -, o C-130 tirou de apuros, em diversas ocasiões, as tropas terrestres americanas.
A sua mais famosa participação em combate foi durante o resgate de Entebbe, em Uganda, quando comandos israelenses os utilizaram para libertar passageiros de um Airbus que havia sido sequestrado por terroristas.

Segundo a FAB, na Guerra das Malvinas, o Hércules foi utilizado extensivamente por ambas as Forças (Inglaterra e Argentina), o que também ocorreu no conflito entre Irã e Iraque. No Brasil, o C-130 é chamado carinhosamente por seus pilotos de "O Gordo" e é responsável por inúmeras missões, que vão do Lançamento de paraquedistas ao reabastecimento em voo, passando por missões de busca e salvamento e de transporte aéreo.
Os C-130 da FAB fazem constantes viagens internacionais de ressuprimento aéreo, além de vôos especiais à Amazônia ou à Antártida. Na Guerra das Malvinas, todos os vôos de ataque da aviação argentina foram reabastecidos pelos C-130 sem registro de qualquer problema.


(FAB2466) Lockheed C-130H Hercules (L-382)


R-99 Guardião

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o R-99 é capaz de fornecer imagens e informações eletrônicas sobre objetos no solo em tempo real e próximo a tempo real.

Ele vem equipado com uma variada gama de sensores complexos, que inclui um radar de abertura sintética (SAR) de alta performance, sensores eletro-opticos e multi-espectrais, e sistemas de comunicação e inteligência eletrônica. É capaz de atingir as áreas e altitudes de operação em muito pouco tempo.
O R-99 B é mais um membro da família de aeronaves de inteligência, reconhecimento e vigilância, baseada no jato regional ERJ 145 da Embraer.


EMBRAER R99 (FAB)


R99 B



R99 A

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