FAB 001 "SANTOS DUMONT" AIRBUS 319 ACJ

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Air France voo 447: cobertura completa

01/06/09 - 09h40 - Atualizado em 05/06/09 - 14h31

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO ACIDENTE

SEXTA-FEIRA (5)

- 14h26 - FOTOS. Veja galeria de fotos do caso.

- 14h19: Novo avião. Uma aeronave francesa passou a integrar a equipe de buscas. Segundo nota divulgada pelos comandos da Marinha e da Aeronáutica, agora 12 aeronaves participam dos trabalhos.
- 13h12: Prudência. O secretário de Estado dos Transportes da França, Dominique Bussereau, lançou novo pedido de prudência em relação aos dados da investigação sobre a queda do Airbus da Air France e disse que a prioridade é a busca das caixas-pretas. - 12h52: Dados. Agentes da Polícia Federal se reuniram com parentes das vítimas, no hotel onde as famílias estão hospedadas. Segundo o advogado Marco Túlio Moreno, que perdeu os pais, a PF vai começar a coletar informações sobre os passageiros na tarde de sexta.

- 12h48: Investigação. O Ministério Público de Paris anunciou a abertura de um processo de "homicídio culposo" relacionado ao desaparecimento do Airbus. As famílias receberão uma carta para "fornecer a elas todas as informações úteis sobre este procedimento civil".
- 12h20: Barreira. A presidente da Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa), Sandra Assali, diz que tentou se encontrar com familiares das vítimas do voo 447 da Air France, nesta sexta, mas teria sido impedida pela Air France. - 11h18: Carga. Depois da divulgação de que os destroços encontrados pela Aeronáutica não são do avião da Air France, parentes das vítimas vão pedir a divulgação do manifesto de bagagem. Ou seja, o documento que descreve toda a carga que estava na aeronave.

- 10h07: Dificuldade. A visibilidade na área de buscas pelo voo 447, em Fernando de Noronha, está prejudicada na manhã desta sexta. As aeronaves usadas nos trabalhos de resgate decolaram e foram deslocadas para regiões onde as condições estão melhores. - 9h11: Mudança de nome. A companhia aérea Air France informou em comunicado que, a partir de domingo, dia 7, o voo AF 447, entre os aeroportos Galeão (Rio de Janeiro) e Charles de Gaule (Paris), receberá a numeração AF 445. - 9h08: Caixa preta. G1 explica como funcionam as caixas pretas de um avião. Apesar de provavelmente estar em uma área de grande profundidade no oceano, a caixa preta do Airbus da Air France que caiu no Atlântico deve ter sobrevivido ao impacto. - 8h57: Airbus. A empresa Airbus emitiu um comunicado para seus clientes do A330 (mesmo modelo da aeronave que desapareceu) alertando as tripulações a seguir os procedimentos padrões caso suspeitem que os indicadores de velocidade estejam falhando.

- 8h55: Tempestade. G1 explica como uma tempestade afeta um vôo. Isso porque uma forte tempestade sobre o Oceano Atlântico vem sendo apontada pela maioria dos especialistas como a provável razão para o acidente envolvendo o Airbus da Air France.

- 8h52: Parentes. Cerca de 10 familiares de passageiros que estavam no voo 447 embarcaram na manhã desta sexta para Recife em um avião da FAB. O objetivo, segundo eles, é acompanhar de perto as buscas à aeronave. O avião decolou por volta das 7h.

- 8h45: Emergência. G1 mostra como opera o sistema que permite que avião voe mesmo após pane elétrica. Chamado de “RAT”, ele que gera energia para manter as funções básicas de uma aeronave. Por isso, uma pane do tipo não seria suficiente para causar o acidente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUINTA-FEIRA (4) - VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DO DIA
- 19h58: Sem destroços. “Nenhum material do avião foi recolhido", afirmou o tenente-brigadeiro Ramon Cardoso. "Vimos materiais pertencentes a uma aeronave que foram deixados por causa da prioridade de busca de corpos, mas até o momento nenhum pedaço da aeronave foi recuperado." - 16h39: Mantida. Nelson Faria Marinho, pai do passageiro Nelson Marinho, disse que a comissão de familiares vai ser mantida. “A comissão continua. Não é a Anac que vai poder desfazer a nossa comissão. Eu tenho um direito constitucional”, disse. - 14h47: Resgate. A Aeronáutica informou que um helicóptero Lynx resgatou, por volta das 13h desta quinta-feira, um suporte utilizado para acomodação de cargas em aviões, de aproximadamente 2,5 m², e duas boias. Trata-se da primeira peça do Airbus resgatada.

- 12h47: Missa. Uma cerimônia ecumênica foi realizada na Igreja da Candelária, no Centro do Rio, em homenagem às vítimas do acidente. Cerca de mil pessoas participaram do ato, celebrado por representantes de diversas religiões. - 9h45: Sem esperanças. A empresa Air France pediu nesta quinta-feira (4) para famílias das vítimas do voo AF 447 que não tenham esperanças de encontrar sobreviventes da queda do avião. O presidente da companhia, Pierre-Henri Gourgeon, falou com os parentes em uma reunião privada.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUARTA-FEIRA (3) - VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DO DIA

- 22h02: Lista de brasileiros. A Air France publica lista com 53 nomes de passageiros brasileiros que estavam no voo.

- 18h16: Nem corpos, nem sobreviventes. O ministro da Defesa diz que a presença de óleo exclui a possibilidade de explosão. Jobim também afirma que não foram localizados corpos nem sobreviventes no oceano.

- 13h39: DNA. A Polícia Federal vai fazer o recolhimento de DNA dos familiares dos ocupantes do voo AF 447. "A busca de material genético será feita a medida que iniciar a descoberta de corpos", disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
- 10h42: Destroços. O coronel Jorge Amaral, da Aeronáutica, afirmou que foram encontrados quatro novos pontos com destroços que podem ser o avião que fazia o voo AF 447 e caiu no Oceano Atlântico.

- 7h22: Caixas-pretas. As caixas-pretas do Airbus A330-200 da Air France que caiu na madrugada da segunda-feira (1º) sobre o Oceano Atlântico podem nunca ser encontradas, segundo afirmou nesta quarta-feira (3) Paul-Louis Arslanian, chefe da agência francesa de investigações sobre acidentes aéreos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

TERÇA-FEIRA (2) - VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DO DIA

- 17h30: Queda. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou em entrevista coletiva que o avião caiu no Atlântico. "O avião caiu naquele quadro", disse, referindo-se a uma área perto de onde foram localizados destroços nesta madrugada. - 15h20: No local. A Marinha afirmou que três navios mercantes chegaram no fim da manhã ao local onde foram visualizados os objetos. As embarcações particulares seguiam pelo Oceano Atlântico e foram deslocadas para auxiliar nas buscas.
- 12h55: Profundidade. A região onde foram encontrados objetos que podem ser do voo tem, em média, quatro quilômetros de profundidade, segundo o oceanógrafo Moysés Tessler. - 9h40: Objetos. A Aeronáutica informou que encontrou objetos metálicos e não metálicos no Oceano Atlântico. Teriam sido vistos uma poltrona, uma boia laranja, um tambor, objetos brancos, além de mancha de óleo e querosene.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

SEGUNDA-FEIRA (1º) - VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DO DIA

- 20h13: Pontos laranjas. A Aeronáutica confirmou no início da noite desta segunda-feira (1º) que um piloto de um vôo comercial reportou ter visto “pontos laranjas” no meio do Oceano Atlântico cerca de 30 minutos após o Airbus da Air France ter emitido um informe de pane elétrica, às 23h14 de domingo.

- 10h00: Via rádio. De acordo com a nota da Força Aérea Brasileira, o último contato foi feito às 22h33 (horário de Brasília), via rádio, com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta 3). Nesse momento, foi avisado que a aeronave ingressaria no espaço aéreo de Dakar-Senegal, às 23h20 (horário de Brasília).

- 9h30: Buscas. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulga nota informando que as autoridades brasileiras devem atuar "na mais estreita coordenação" com as autoridades francesas, em busca de informações sobre o desaparecimento do avião.

- 9h00: Passageiros. A empresa aérea divulga que, entre os 216 passageiros do voo AF 447, havia um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens. A aeronave estava em uso desde 2005 e havia passado por manutenção técnica pela última vez em 16 de abril.

- 8h00: Confirmação. Air France confirma oficialmente o desaparecimento da aeronave do vôo AF 447 e coloca à disposição de parentes dos passageiros uma equipe para esclarecer as dúvidas e dar apoio psicológico aos familiares.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

DOMINGO (31) - 23h14: Pane. O Airbus 330, de matrícula F-GZCP, envia mensagem automática de pane elétrica depois de atravessar uma área de tempestade sobre o Oceano Atlântico, na qual enfrentou forte turbulência. Logo depois, sumiu dos radares brasileiros.- 19h30: Decolagem. O voo da empresa Air France AF 447, com 216 passageiros e 12 tripulantes, decola do aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com chegada prevista para as 6h10 (horário de Brasília) de segunda-feira (1º), no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

FONTE:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1177885-5602,00-AIR+FRANCE+VOO+COBERTURA+COMPLETA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário